O meu amigo Michael Nobbs

michaelnobbs
 

Na sequência do World (un)productivity Summit conheci pessoalmente o Michael Nobbs.

No final do anos 90, foi-lhe diagnosticado fadiga crónica impossibilitado-o de trabalha num regime “normal” das 9 às 5.

A partir daqui, o Michael teve de criar abordagens que lhe permitissem manter o seu trabalho como ilustrador e produtor de som.

Mais de década e meia depois, este tem sido o seu desafio diário – manter uma carreira criativa, mesmo com níveis de energia bastante baixos.

Na sequência desta sua aventura, desenvolveu um método em que independente do seu estado anímico, trabalharia pelo menos 20 minutos por dia.

Esses vinte minutos, eram consagrados a um trabalho extremamente focado e sem distracções.

Segundo ele, este era e ainda é, com alguma frequência, o seu limite produtivo.

Este trabalho continuado e diário permitiu-lhe já publicar vários livros – o mais conhecido – Drawing your life.

Para além da escrita, Michael tem também um blog – Sutainably Creative, onde publica quase diariamente um podcast sobre este milagre do trabalho focado – “OTT – One Thing Today”. Fazer uma “coisa” por dia que valha a pena. Nem que sejam só 20 minutos.

No passado dia 4 de Setembro gravou o seu 1000º podcast, um número sempre respeitável.

Actualmente para além dos seus podcasts, vive da sua escrita e do trabalho de acompanhamento privado a quem se debate com os mesmos desafios – falta de energia e limitações extremas para desenvolver um trabalho criativo.

O Michael é um exemplo de que é possível viver de forma criativa e ao nosso próprio ritmo. Que a vida não tem de ser um fogo de artifício constante, um corre corre permanente e um cumprir de objectivos para além dos nossos limites – para que seja possível mostrar trabalho feito e seja considerado como tal.

Se o conhecerem pessoalmente, não vão encontrar aqui nenhum ser sobrenatural com poderes de super-heroi, mas vão encontrar um homem que descobriu que como seres humanos, podemos transformar as nossas vidas numa caminhada diária de acumulação de pequenos passos conscientes e que isso, permite com muito pouco, realizar os nossos sonhos e viver uma vida que nos inspira.

Independentemente de onde estamos, podemos sempre começar, uma coisa de cada vez – nem que sejam 20 minutos por dia.

Daqui a década e meia, será muito provavelmente algo memorável.

Boas práticas e parabéns ao Michael pelo seu 1000º podcast.

Fortaleça as suas pernas
Adquirir conhecimentos