Proteger a atenção

Proteger atencao

Se observarmos a atenção como um recurso, vamos observar também que esta – como qualquer recurso – se dilui com o avançar do dia.

Que flutua com o passar das estações e com o passar dos ciclos de vida.

A atenção é um recurso presente em cada momento, quer esteja a caminhar na rua, a estacionar um automóvel ou a sentir o movimento da respiração enquanto medita.

Proteger a atenção significa selecionar o que é essencial do seu dia e as acções que têm de ser realizadas. É responder à pergunta: o que é que hoje merece a minha atenção genuína?

Se o tempo não pode ser expandido a sua atenção pode.

Escolher começar o seu dia a responder e-mails pode consumir atenção preciosa para escrever aquele artigo, currículo, tese ou livro que necessita de uma dose de energia e criatividade consideráveis: para ser iniciado, continuado ou finalizado.

Escolher começar o seu dia à secretária pode adiar a prática de outras actividades mais dinâmicas ou de criação de foco como a Meditação ou o Chi Kung Terapêutico. Estas não são depois realizadas porque o tempo e a atenção não sobraram depois da tarefa que se propôs em primeiro lugar.

Escolher começar o dia, ainda na cama, a consultar as redes sociais pode vampirizar a sua atenção para relações mais nutritivas e mais humanas.

No entanto,

Escolher começar o dia com o texto, artigo, tese ou currículo que necessitam do seu tempo, pode criar a motivação necessária e capacidade de selecionar os emails que tem de responder de seguida, sem procrastinação, sem multitarefa e com a noção do que é essencial do que é supérfluo.

Escolher começar o dia com exercício, práticas terapêuticas ou Meditação, pode criar o espaço necessário e a mentalidade necessária para que o que tem em mãos seja realizado de uma perspetiva diferente e mais panorâmica – mais eficiente também.

Escolher conectar assim que acorda primeiro com o mundo real em vez do virtual, pode ser um passo do fortalecimento e regeneração da sua humanidade.

Uma expressão frequentemente utilizada em acupuntura japonesa diz que a primeira agulha inserida no paciente define 70% de como tratamento vai fluir nas agulhas seguintes.

Na Macrobiótica diz-se que o dia é moldado pelo primeiro alimento e sabor que ingere.

Qual foi a primeira acção que hoje mereceu a sua atenção?

Onde vai colocar a sua atenção a seguir?

Boas práticas.

 

Porquê pensar em fazer mudanças na alimentação
Workshop do Ki das 9 Estrelas