As traves estão prontas senhor

Conta-se que numa universidade inglesa – daquelas que aparecem nos filmes do Harry Potter – havia uma salas de jantar majestosa.

Nesta sala existíam traves enormes que suportavam o telhado.

Um dia começou a notar-se, no ar, um pó de madeira invulgar.

Não foi necessário muito tempo para se perceber que esse pó estava relacionado com a presença de caruncho nas traves – enormes – feitas a partir de uma só árvore e que suportavam toda a estrutura do teto. 

Isso criou um desafio e uma preocupação – onde é que iriam encontrar árvores daquele porte que pudessem substituir as antigas?

Assim que esta questão se tornou pública na escola, o jardineiro pediu para falar com o reitor. 

“As árvores estão prontas senhor” – disse o jardineiro.

“Prontas!?” – exclamou surpreso o reitor. 

O jardineiro explicou: ”Sim, estão prontas. Quando o teto da sala de refeições foi construído, os carpinteiros, prevendo esta situação, plantaram árvores que agora, mais de um século depois, estão prontas para tomar o lugar das outras.”

O trabalho, projecto ou sonho pode ser observado como algo que finaliza quando nós o terminamos, quando o nosso prazo no planeta chega ao fim ou então que este sonho ou projecto não tem fim.

Isto acontece quando o que se cria é assumidamente maior do que nós. 

É dar a possibilidade do que construímos possa ser utilizado incondicionalmente, modificado e adaptado às circunstâncias de quem o utiliza. 

Neste grupo encontramos, refiro-me às que tenho experiência direta,

  • a alimentação Macrobiótica,
  • o Chi Kung,
  • a Meditação,
  • a Agricultura
  • e Educação. 

Na primavera é essa a criatividade que é pedida, que o que criamos seja no mínimo maior que nós. Se numa primeira fase, mais imediata, o que interessa é ter ideias, o meio desta estação é dedicado a selecionar o que pode interagir e crescer pela conexão. Mesmo que não seja para dar frutos imediatos. 

Se todas a ideias falharem pode sempre plantar uma árvore para que as próximas gerações possam usufruir da sua madeira, frutos ou da sua sombra.

Boas práticas. 

Diagnosticar o seu Fígado segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Exercício que demora 1 segundo a realizar