Comece aqui

A palavra Regenerar é composta por RE que em latim significa “de novo” e Generare que significa “gerar”, “criar uma vida”.

Existem muitas propostas hoje para que a regeneração seja possível.

Nós escolhemos três:

  • O Chi Kung Terapêutico: movimentos e posturas baseados na teoria da Medicina Tradicional Chinesa que promovem a circulação da energia vital e o fortalecimento dos órgãos internos.
  • A Cozinha Macrobiótica Orgânica: mais que uma dieta sazonal é uma prática de nutrição para toda a vida, alinhada com as estações do ano e com as suas necessidades individuais. Tal com em casa, utilizamos sempre que possível produtos e agricultura biológica e da região de Braga.
  • A simplificação e a quietude: são o espaço necessário para que a multitude da vida humana se manifestem com presença e integridade.

Escolhemos estas três porque são propostas que criam uma vida autónoma, consciente e sustentável.

São disciplinas que autorizam e convidam que cada ser humano se descubra, cuide de si e dos outros.

Se formos mesmo honestos connosco – mesmo, mesmo – houve alguma altura na nossa vida que partimos a louça toda, que batemos no fundo, que derrapamos, que nos escaquemos completamente das nossas necessidades vitais – lembra-se?

Somos humanos e na Tradição Oriental esta situação está prevista:

Nascemos com um potencial ilimitado e totalmente vazios como uma chávena a ser preenchida.

Na fase seguinte enchemos essa chávena com tudo o que o mundo nos tem para oferecer e tudo o que achamos que é preciso para termos conhecimento, valor e segurança.

Até ela transbordar.

Aqui dá-se o ponto de viragem, bate-se no fundo, derrapa-se, parte-se a loiça toda.

A partir daqui dá-se o percurso inverso, despejar a chávena de tudo o que já não é sustentável, de tudo o que não faz sentido, que nos tira o sono, que nos faz dores de cabeça, que provoca desconfortos articulares, que provoca transtornos digestivos, que nos apaga o brilho dos olhos.

É frequente aqui navegar-se em terreno desconhecido e as linguagens que aprendemos anteriormente, os conhecimentos teóricos, as nossas convicções geralmente não funciona neste novo país. Provavelmente foram mesmo essas linguagens, conhecimentos teóricos e convicções que provocaram em primeiro lugar o transbordar da nossa chávena.

Como seres humanos necessitamos de muito pouco:

  • Uma alimentação flexível e adaptada às nossas necessidades que alimenta e ao mesmo tempo previne desequilíbrios.
  • Movimento nutritivo que alinha, relaxa e fortalece o corpo e que nos pode acompanhar em todos os estágios da nossa vida.
  • Relações que desafiam e que significam uma interação pessoal e comunitária que vai para além de nós.
  • Tempo para refletir e para simplificar genuinamente e honestamente tudo aquilo que está a mais e não é necessário. Em troca de mais tempo, qualidade de vida e uma visão mais panorâmica.

Mais que isto é complicar.

Quando a chávena enche e transborda profusamente, mais importante que a respostas de solução rápida são as perguntas que nos envolvem corpo e alma na sua resolução. Mesmo que esta busca seja para toda a vida – mesmo que se morra a tentar.

Este é o espírito da palavra Regenerar – de novo gerar, de novo criar uma vida. As vezes que forem necessárias.

Enquanto o sangue nos corre nas veias é sempre possível dar um passo na direção da simplificação e da quietude nutritiva. É sempre possível regenerar o estado em que se encontra agora, é sempre possível parar o transbordo da chávena. Agora, neste momento, pode oferecer a si a segunda oportunidade.

Vamos a isto?

O nosso blog foi criado para auxiliar o seu processo de regeneração pessoal e tem duas secções distintas.

A primeira inclui:

  • Os artigos: textos de fundo que criam recursos para o seu percursos regeneração e renovação dos seus hábitos e fortalecimento da sua energia vital;
  • Os apontamentos: textos de motivação e propósito que incluem reflexões e partilhas dos nossos dias;
  • O vídeo essencial, um conjunto de exercícios que quando praticados diariamente lhe permitem fortalecer a sua energia interna.

Até agora apresentamos-lhe as nossas propostas virtuais. Na segunda metade do regenerar.pt são apresentadas práticas presenciais de regeneração pessoal.

Assentam na criação de hábitos regulares, quer pela introdução da prática diária do Chi Kung na sua vida – consoante o seu espaço, tempo e recursos -, quer pelas aulas de culinária que desenvolvem em si capacidade de todos os dias conseguir nutrir o seu corpo com uma alimentação consciente – adequada ás suas necessidades pessoais.

Desenvolvemos para isso aulas semanais de Chi Kung Terapêutico e de Alimentação Macrobiótica Orgânica. Estas aula fornecem informação prática e teórica que consideramos necessária para que estas práticas possam efetivamente e harmoniosamente transformar a sua condição atual.

Ainda dentro das nossas propostas presenciais existem três cursos que consideramos fundamentais para quem quer iniciar um percurso dedicado ao seu crescimento e fortalecimento pessoal.

O Curso Regenerar – Um curso que dá início à descoberta do seu potencial pelo estudo e prática dos elementos essenciais da Medicina Tradicional Chinesa:

  • Chi Kung Terapêutico;
  • Alimentação Macrobiótica Orgânica;
  • Hábitos de saúde e longevidade baseados na Tradição Médica Chinesa;

que resultam num programa personalizado de Criação de Hábitos Saudáveis.

O Curso de Chi Kung Terapêutico e o Curso de Instrutores de Chi Kung são propostas que lhe despertam em si as possibilidades desta arte quer como prática individual de regeneração do seu corpo e mente quer pelo aprofundar desta arte fazendo uma escolha consciente de obter uma certificação de ensino desta terapia.

Estas atividades presenciais são complementadas com palestras regulares no nosso espaço no centro de Braga e retiros onde num ambiente protegido das distrações do dia a dia pode tomar contacto com praticas de regeneração mais intensivas.

Se ainda não o fez recomendamos a subscrição da nossa lista de divulgação, para além dos artigos e dos emails de motivação e propósito semanais receberá regularmente a agenda atualizada das palestras e retiros que vão sendo planeados ao longo do ano.

Quer os nossos caminhos se cruzem virtualmente ou presencialmente, esperamos que encontre os recursos necessários para que possa iniciar um percurso dedicado efetivamente a si.

Se desejar, fazemos-lhe o convite para que partilhe connosco onde se encontra no seu caminho de vida, para que possamos sugerir-lhe recursos que lhe permitam fortalecer os seus próximos passos.

Boas práticas

Marta Ribeiro e Lourenço de Azevedo