Regenerar

Manual de bem-estar para viver de acordo com as estações do ano

Assente na filosofia a e terapia oriental esta obra oferece princípios teóricos e práticos testados ao longo de milhares de anos, que permitem ser adaptados à sua condição atual e que servem de ponto de partida para uma viagem que, uma vez iniciada, se transforma num caminho e numa forma de estar sem esforço.

Hábitos de vida, alimentação, remédios caseiros e práticas de movimento terapêutico baseados nos hábitos de saúde e longevidade orientais permitem-lhe construir segundo o seu tempo espaço e recursos um alinhamento saudável do seu corpo, respiração e emoções.

Regenerar – Manual de Bem-estar para Viver de Acordo com as Estações do Ano permite- -lhe compreender que mais importante do que saber para onde quer ir é saber avaliar onde se encontra neste momento e que pelo alinhamento com as estações do ano é possível despertar este potencial que está ao seu alcance, com os recursos que dispõe no aqui e agora.

Este livro demorou nove meses a ser escrito e cinco meses em pós-produção, no entanto, está “na estrada” desde 1999, com milhares de horas de rodagem em aulas, cursos, terapias e palestras relacionados com Medicina Tradicional Chinesa, Macrobiótica, Filosofia a Oriental, Hábitos de Saúde e Longevidade e aulas práticas de Chi Kung terapêutico. O material que pode consultar aqui foi apresentado previamente em escolas, institutos e empresas e tem contribuído para expandir horizontes sobre as possibilidades regeneração que estão presentes em si quando a natureza se transforma no seu mentor pessoal.

Leia um excerto aqui

Comprar


Lourenço de Azevedo

Iniciou o estudo da Medicina Tradicional Chinesa em 1998 na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC) onde, de 2002 a 2012 foi professor em áreas relacionadas com saúde e longevidade.

Interessa-se pelo estudo e integração das práticas orientais e do seu aspeto preventivo no dia a dia em contextos pessoais, familiares, sociais e ambientais.

Para além da prática da Medicina Tradicional Chinesa assume- se como um consultor de Hábitos de Saúde e Longevidade. Nas suas consultas utiliza o Chi Kung Terapêutico, a alimentação Macrobiótica e regulação de hábitos de vida como terapias preferenciais.

É frequentemente convidado para ensinar sobre estas temáticas em escolas, institutos e empresas – nacionais e internacionais.

Ensina desde 1999 no Instituto Macrobiótico de Portugal temas relacionados com Macrobiótica, Medicina Tradicional Chinesa e Chi Kung onde fundou em 2016 o Curso de Instrutores de Chi Kung que se destina a formar profissionais na área desta prática terapêutica.

Criou em 2014 o Curso Regenerar um percurso de 9 meses utilizando a Alimentação Macrobiótica, o Chi Kung Terapêutico e hábitos de vida saudáveis como práticas centrais para o desenvolvimento pessoal dos participantes. Este curso é ensinado atualmente em vários pontos do país.

Publica desde 2008 no blog regenerar.pt dedicado à aplicação dos hábitos de saúde e longevidade e práticas de regeneração no dia a dia.

Juntamente com a sua companheira criaram em Braga o Espaço Regenerar onde são realizadas aulas, cursos e consultas de Chi Kung Terapêutico, culinária e orientação alimentar Macrobiótica.

Como práticas de regeneração pessoal, para além do Chi Kung, interessa-se pela agricultura biológica e por uma produção e refinamento da sua alimentação e da sua família.

Comprar


«Lourenço de Azevedo consegue combinar a erudição de um sábio oriental com os estudos científicos modernos, de forma a ajudar o leitor a perceber como as diferentes estações influenciam as diferentes áreas da nossa vida e o que fazer de forma a aproveitar ao máximo
o fluxo sazonal.»

Francisco Varatojo – Director do instituto Macrobiótico de Portugal (in Prefácio)

«Neste livro encontro por parte do autor um detalhado estudo, dedicação, partilha de conhecimento e experiência vivida. Um o condutor que nos ajuda a focar os fenómenos naturais e a permanente ligação entre o ambiente onde vivemos, o clima, os alimentos que ingerimos, as emoções que vivemos ou reprimimos e os orgãos do nosso corpo. Para além disso apresenta propostas de exercícios físicos, de diferentes formas de viver os espaços, apresenta receitas e ali-mentos mais favoráveis para cada situação e deixa bem claro do que podemos melhorar sem criar receitas ou restrições generalistas pois cada um vibra e vive ao seu próprio ritmo e contexto.

Sendo um livro com assuntos técnicos e de grande qualidade para estudiosos destas áreas da saúde e da energia está numa linguagem perfeitamente acessível a qualquer pessoa que procure desenvolver os seus conhecimentos.»

Alexandre Saldanha da Gama, consultor de Feng Shui e autor do livro “Feng Shui @ Lares e costumes Portugueses”.

«Vejo há algum tempo surgirem, como cogumelos, livros que divulgam conhecimento sem sabedoria. Fala-se do que não se experienciou e, sobretudo, repete-se dizeres de outros. Ora repetição não é sabedoria. Recomendo este livro do Lourenço porque, para mim, é uma obra de qualidade, muito completa, através da qual se vê o seu criador à transparência. Parabéns Lourenço!

É um livro prático que despertará o interesse de qualquer pessoa que se queira conhecer melhor.»

Luís Martins Simões (palestrante, professor e consultor em liderança pessoal e liderança de empresas – autor de vários livros, entre os quais “O teu corpo não mente”)

«O Lourenço é daquelas pessoas de quem é fácil de gostar. De sorriso aberto e olhar atento e desperto, tem sempre um conselho sábio para oferecer. Este livro é um reflexo dele, uma fonte de sabedoria e inspiração!

Regenerar reconecta-nos com aquilo que é mais importante e essencial à vida e oferece ferramentas valiosas para a verdadeira transformação pessoal.
É um guia prático que lhe permitirá alcançar todo o seu potencial criativo, viver de uma forma consciente , saudável e mais feliz. Um livro que vai mudar a sua vida para melhor!»

Marta Horta Varatojo, Professora de culinária macrobiótica e autora do “Livro de cozinha da Marta”

Comprar

Ajude-nos a divulgar partilhando esta página. Bem haja.