Testemunhos

“Com a prática do Chi Kung/Frequência deste curso as mudanças que senti com a prática, começaram pelo desafio de conseguir criar espaço para que a prática aconteça diariamente, com a passagem do tempo comecei a ser mais consciente, a sentir as emoções mais centradas, deixei de sentir algumas tensões emocionais/ físicas que me incomodavam, mas mais que sentir quando fazia, sentia quando não o fazia… é muito diferente! Hoje em dia já consigo ter uma prática mais regular, embora ainda tenha algumas dificuldades quando a rotina é alterada como é o caso das férias… descobri que para ter resultados temos que os procurar, para isso temos de investir tempo na prática, dito de outra forma deixarmo-nos de desculpas, sim porque tudo são desculpas, sair da zona de conforto e caminhar… para isso é preciso mudar, e o Chi Kung é um bom argumento para mudar!Como diz um proverbio chinês bem antigo “uma longa viagem começa com um passo”, boa viagemJ”.Renato Oliveira – Professor de Educação Física e terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa


Acho que foi muito bom porque além de praticarmos também aprendemos coisas novas e convivemos. Habitualmente passo mais tempo dedicada aos outros (plantas, animais, crianças – alunos e filhos) e é sempre bom dedicarmos também algum tempo a nós próprios, principalmente agora que estou no Outono da vida (55 anos). Já tinha decidido melhorar o meu estilo de vida (decisão desde Setembro de este ano) e o chi Kung vem nesse sentido complementar esta mudança. – Isabel Rhodes (Professora de Educação Física)


Este dia foi descontraído, relaxante, harmonioso. Conheci algo diferente e saudável que posso adoptar no meu dia-a-dia. Aprendi mais uma “ferramenta” para tornar o meu dia-a-dia mais calmo, mais harmonioso o que contribui para o meu bem estar. – Ondina Miranda (Produtora de Agricultura Biológica)


Antes de mais, obrigada Lourenço! A palestra foi muito reveladora para mim, adorei a informação transmitida. O workshop foi intenso, muita energia em movimento – trabalhar o meu espaço, o meu centro, a periferia. Foi algo extraordinário. Estou muito grata! – Albertina Pereira (Instrutora de Kundalini Yoga)


Sinto que enriqueci o meu conhecimento. Foi um dia que dediquei a mim.
Desconhecia a prática de Chi Kung. Senti melhor a minha existência, o quanto é importante o nosso equilíbrio  Obrigada por nos passar este conhecimento. – Deolinda Pereira (Doméstica)


Adorei, foi fantástico. Os exercícios são óptimos e penso repetir e treinar em casa. como estou Zen não consigo dizer mais nada o que para mim é óptimo!!! é que ando sempre a 1000. 🙂 – Idalina Lima (Secretária de Direcção)


Comecei a praticar Chi-Kung há seis meses seguindo aulas regulares 1x por semana com exercícios diários de aproximadamente 20 min. Comecei porque foi-me recomendado para reforçar o fluxo da energia no corpo como medida de tratar queixas que tinha em algumas extremidades e articulações. Ao fim de 6 semanas já notei uma grande melhoria nos referidos sintomas e não precisei de qualquer intervenção médica ou farmacológica. Apesar de ter praticado Ioga com regularidade, o Chi Kung revelou maior eficácia terapêutica por trabalhar, no meu entender, com movimentos muito simples que mobilizam o corpo e o relaxam zonas bloqueadas, sem ‘distrair’ a atenção do praticante com uma sequência de posturas ou movimentos, como é o caso do Ioga ou Tai Chi. Apesar de o Chi Kung não ter a dinâmica destas duas artes, rendo-me aos resultados terapêuticos sentidos.  Peter Jordan (Biólogo)


Comecei em 2012 a praticar Chi Kung com o Lourenço Azevedo e na primeira aula achei que não tinha feito praticamente nada a não ser estar de pé. Mas percebi que me estava a escapar o sentido daquilo e isso era muito interessante. Na segunda aula vi que havia nas posturas muita atenção envolvida, atenção a subtis ajustamentos do corpo que me surpreenderam. A seguir à terceira aula tive muitas dores musculares nas pernas e não via razão para tal… Estes três primeiros momentos marcam a minha iniciação ao Chi Kung e dois anos são um começo. É-me difícil praticar diariamente, fujo muito às regras e embora desenvolva bastante actividade, a confusão entre inércia e bem-estar instala-se muitas vezes. Mas o que o meu corpo aprendeu até aqui faz-se sentir de uma forma tão subtil quanto a prática. Por exemplo, agora corro facilmente. O que mais me fascina é conseguir cultivar a quietude e estar só ali, presente. Para isso as aulas são preciosas. Mas não deixo de desejar um salto qualitativo, exponencial, que se dará sem que eu pense nele. Porque tudo o que fazemos (ou não) tem consequências e, como qualquer aprendizagem, não se trata de um simples somar de resultados. Helena Cardoso (tradutora literária)


O Curso Dojo Center veio solidificar o trabalho que já tinha começado. Quando pratico chi kung regularmente sinto uma maior tranquilidade e paz, sinto-me mais presente e não me deixo afectar tanto pelo que se passa à minha volta, sou mais assertiva nas minhas escolhas e não me deixo ir, tanto, ao sabor da corrente. Consigo andar no meu verdadeiro ritmo em vez dos ritmos impostos socialmente. Salomé Mattins (Analista Funciona)


O curso esta muito bem estruturado, tanto em relação ao material que nos foi enviado com as aulas presenciais. As palavras que tenho para dizer é só de louvor a esta equipa que moveu esforços para que nós tenhamos acesso a este enriquecimento a nível pessoal e profissional. Com este curso este estou a conseguir gerir melhor, de forma a criar espaço para mim. Gostava de agradecer em particular ao Lourenço pela partilha dele para connosco. Sei e estas formações fazem parte do seu trabalho mas nota-se muita entrega, empenho e consideração por nós. Sónia Santana (Esteticista/Massagista)


Por instinto, pura intuição decidi participar neste curso, sem expectativas. Ao longo deste programa fui-me espantando com tudo… a intensidade das aulas presenciais, a qualidade de cada módulo. É um dos poucos cursos que frequento e frequentei ao longo da minha vida, que sinto que apliquei e continuo a aplicar a “matéria” no meu dia a dia. Hoje faço o meu treino diário de uma forma mais segura, mais consciente…e quando surge partilho o treino e conhecimentos com as crianças, familiares e amigas/os. Sinto grandes mudanças em mim…sinto que sou mais eu mesma, sem estar preocupada ou “agarrada” a regras sociais, ao passado, ao futuro, … estou mais presente e consciente em cada momento. Obrigada Lourenço.  Maria Manuel Barata (Educadora de infância)


Foi um dia muito agradável, passado com um grupo fantástico, num sítio belíssimo. O professor foi espectacular, e os exercícios que aprendemos são relativamente simples de praticar, apesar de exigirem muita concentração!. Tive uma nova percepção da minha postura, e obtive muitas dicas interessantes para aplicar no meu dia a dia. Gostei muito e tenho muita vontade de continuar. Obrigada Lourenço.  Patrícia – Médica Dentista


“Recordo o dia, momento a momento, relembro a parte mais técnica de cada postura. Ao longo do dia foi crescendo a sensação de bem estar e de desafio. Ao longo do Workshop senti-me a ser capaz de estabelecer uma linguagem comigo,a cada nova postura senti significativa a aprendizagem e progressivamente fui tomando consciência de mim, e da importância de estar ali na busca da minha identidade.
Tenho consciência que ‘aprender a cultivar a quietude’ me vai ajudar a ‘preencher com significado o meu tempo’’. Disciplina, organiza¢ao, capacidade de sele¢ao. são áreas que sinto que vou poder desenvolver. A flexibilidade, a criatividade, a concretizaçao/enquadramento da teoria na pratica foram dos aspectos mais motivadores que me aliciaram no Workshop. Não gosto de nada muito teórico nem de nada pouco consistente, gosto de entender o que faço, porque? A forma como o Lourenço integrou cada momento e conduziu a acçao motivou-me muito e promoveu uma atitude de confiança e segurança que permanecem e me têm feito a cada dia praticar, sentir-me determinada,t ornar consciente e desenvolver a minha autenticidade e genuinidade que identifico tanto com a ligaçao a terra e a criaçao de raízes.”  Isabel Leite (Educadora de Infância)


“Gostei do curso, os exercícios são fáceis de entender e de inserir no nosso dia a dia.” Thomas (Carpinteiro, Agricultor)


“Gostei muito do último workshop Chi Kung Terapêutico em Braga. Os efeitos são notórios e a forma como consegue transmitir essa sabedoria milenar é muito tocante. O suporte que nos envia por email ajuda imenso a recordar cada exercício e a ir melhorando a nossa prática individual. Faço votos para que mais pessoas venham partilhar os benefícios (de uma forma diferente) de cuidar da saúde sem contra-indicações! Como Psicóloga e Agricultora Bio recomendo vivamente a experiência aos que estão na dúvida e mesmo aos mais cépticos pois, só experienciando, podemos formar de forma plena a nossa própria opinião.”- Cristina (Psicóloga e Agricultora Biológica)


Gostei muito das aulas, a qualidade de ensino é excelente. O Lourenço tem um perfil, e uma atitude nas aulas de um excelente Professor, é o primeiro a chegar ás aulas e o ultimo a sair e está sempre disponível para ouvir e tirar dúvidas. Com o Lourenço aprendi a levar o Chi Kung de uma maneira natural para o meu dia a dia. O preço é acessível, a qualidade não tem preço. A quantidade da matéria é suficiente para termos tempo de assimilar, o tempo total do curso para mim é o suficiente. O numero de aulas para quem tem alguma prática é o suficiente porque se complementa com a matéria que nos é enviada e concordo com a cadência semanal. O suporte do material para mim está bem, um vídeo semanal e o áudio para mim é o suficiente. É este meu testemunho sincero e espero que seja útil. Um abraço e muito obrigada por tudo o que aprendi e que veio enriquecer a minha vida. Lucia Sebastião (Funcionária Pública.)


Sinto um profundo agradecimento ao Lourenço pela disponibilidade, a todos os níveis (aúdios, videos e pequenos textos) com que me inspira a aprofundar a prática do Chi Kung e pela proposta semanal de desafios muito simples. Apesar da simplicidade dos mesmos, para mim têm tido um profundo impacto, porque têm permitido “descascar” algumas camadinhas de certos hábitos e formatações, sejam elas físicas e mentais. O modo como o programa está estruturado parece-me bem, por isso uma vez por semana é importante para nos enraizarmos. Estou profundamente Grata ao Lourenço pela abertura em ensinar juntamente com o Amor com que o faz! Obrigada por me ajudares a encontrar o meu próprio ritmo e, a ajustá-lo ao mundo do dia a dia. Muito Obrigada! – Ana, (Arqueóloga).


Quero deixar o meu agradecimento ao professor Lourenço, pela sua capacidade, serenidade, e sensibilidade de ensino, o qual me têm influenciado na motivação para prática do Chi Kung. Não deixo de comentar que o programa ultrapassou as minhas expectativas. Arlete Vassalo.


Qualidade do ensino esta muito boa. Professor com muito boa expressão da pratica e teoria com os alunos. Comecei a pratica regular de chi kung devido a problemas de saúde mais especificamente dores lombares (ciática , hernia..) Dois meses depois do início fiquei livre de sintomatologia, ate hoje +- seis meses depois. Interessante facto de eu estar a participar numa pos graduação em posturologia e podoposturologia, e ter notado em avaliação especificas que fazemos a minha condição há 4 meses atras e agora neste mês. Melhorou consideravelmente. Se pudermos transcrever para % seria sensivelmente 80% melhoria… obg. Sérgio De Luiggi. (Podologista, Terapeuta Reflexologia e Formador).