Tarte de Alho francês

O que mais gosto nesta tarte é a base. 

Surgiu, porque queria fazer uma tarte com uma base que fosse crocante e saborosa sem aquele peso da farinha de trigo que às vezes se torna massudo. 

Nesta receita o recheio seleccionado foi o alho francês, mas fica bem com qualquer vegetal ao seu gosto, como por exemplo: brócolos, couve-flor, courgete, cenoura, etc.

Acompanhe com uma bela salada e delicie-se!

Vamos à receita:

Ingredientes:

Base – 150g de farinha de kamut, 120g de farinha de milho, 3 cSopa de farinha de linhaça, 1 cchá de sal integral fino, 50g de manteiga vegetal, 100 ml de água.

Recheio – 3 cSopa de azeite, 2 alhos francês inteiros, sal integral qb, 125g de tofu, 2 cSopa de farinha de araruta ou amido de milho, 350 ml de bebida vegetal amêndoa ou aveia, 2 cSopa de sementes de girassol tostadas, noz moscada qb.

  1. Comece por fazer a base da tarte: numa taça grande junte as farinhas com o sal. Depois adicione a manteiga vegetal com as mãos até ficar bem envolvida na farinha.
  2. Agora acrescente a água aos pouquinhos à medida que vai envolvendo na farinha até obter uma massa homogénea e que não pega às mãos (podem não ser necessário os 100ml de água). 
  3. Envolva a massa numa película aderente e reserve no frigorífico.
  4. Entretanto para o recheio: aqueça ligeiramente o azeite numa panela larga e salteie o alho francês cortado em juliana com uma pitada de sal durante 3 minutos, mexendo com frequência para que não queime. 
  5. Tape a panela e cozinhe durante mais 3 minutos. 
  6. Num copo coloque o tofu, a farinha de araruta ou amido de milho, sal a gosto, noz moscada a gosto, um pouco de azeite e a bebida vegetal. Reduza a puré com a varinha mágica. 
  7. Junte este preparado ao alho francês e cozinhe por mais uns minutos até começar a ficar cremoso. Mexa com frequência. 
  8. Prepare uma forma com 27 cm de diâmetro (untada com gordura ou forrada com papel vegetal de cozinha).
  9. Estenda a massa e forre a base da tarteira. Pique com um garfo. Cubra com o recheio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. 
  10. Coza a tarte durante 20 a 30 minutos ou até ficar douradinha. 
  11. Retire do forno deixe assentar durante 10 minutos e está pronta a servir!

Espero que goste desta receita. É mais uma ideia para piqueniques, festas, snacks para o trabalho ou para a escola, etc.

Cozinhados Felizes!

Receba o nosso programa de regeneração pessoal

Entregue directamente na sua caixa de correio, durante os próximos 15 dias

Regenerar "is powered by" Kajabi