O que não necessita para começar a praticar hoje

Tomar a decisão de desenvolver um treino regular ou marcar um dia no calendário – o dia Zero, para começar a praticar pode encontrar alguns obstáculos.

A nossa mentalidade foi e ainda é construida à volta da seguinte frase – Um dia quando eu (preencher o espaço com um objetivo) então eu vou fazer (preencher o espaço com uma ação desejada)

Mas na maior parte das vezes a realidade é uma – ou nunca fazemos ou morremos antes de o fazer.

Há uma frase que ilustra este conceito e que ouvi de uma aluno sénior que começou a praticar comigo. “Antes queria e não tinha tempo, agora tenho tempo mas já não tenho paciência”.

No entanto a realidade do treino segundo a minha experiência é esta:

Não precisa de um espaço especial para treinar. As Práticas de Fortalecimento Interno podem ser praticadas em pouco mais que um metro quadrado. Se estão à espera de praticar na paisagem que viram no ultimo documentário da BBC sobre o Oriente Selvagem ou que a vossa casa se transforme num templo budista com monges a cantar e cheiro a incenso, isso tempo poucas probabilidades de acontecer. Os locais somos nós que os tornamos especiais. E esses locais tornam-se especiais de uma forma – praticando neles com regularidade.

Não precisa de roupa ou sapatos especiais. A roupa de prática tem apenas um requisito. Deve ser confortável. Os sapatos obedecem ao mesmo requisito. Os pijamas são ótimos para começar a treinar, se está no Verão se o chão da vossa casa é de madeira pratiquem descalços senão até os chinelos de praia ou de quarto podem ser utilizados para o treino se o chão estiver mais frio.

Não precisa de mais um livro, ver mais um DVD ou estudar mais apontamentos. O treino é uma atividade prática (ponto). Pensar em Iniciar a prática agora vai trazer dúvidas. Pensa-se que essas dúvidas podem ser esclarecidas pelo professor com quem estudam, livros ou vídeos no youtube, mas é o caminho oposto. Ou seja – treina-se para ter dúvidas e procura-se só depois recursos para as responder. E não – leio, consulto, sei imensa teoria mas o treino fica sempre adiado para outro dia.  A minha experiência é que sabemos exatamente o necessário para começar a treinar. Se quisermos saber mais existe uma forma excelente – O treino.

Não precisa de mais tempo. Só porque alguns mestres treinam três horas por dia não quer dizer que essa seja a fasquia que precisamos de ter para iniciar o treino. Se tenho cinco minutos treino esses cinco minutos se tenho 60 é esse o tempo que utilizo. E fico grato em ambas as situações pelo tempo que me é possível treinar. Têm cinco minutos depois de ler este texto – treinem.

Não precisa de modificar nada na sua vida. Não precisa de ser monge, guerreiro, terapeuta, divorciar-se, esperar que a relação estabilize mais, ter uma vida familiar mais estável, que os filhos cresçam, mudar de alimentação, que o ambiente onde vive esteja mais calmo, não precisa de ir para a montanha e isolar-se, receber a bênção do professor ou mudar-se para o campo.

Precisa só de uma coisa:

Decidir quando, onde e o que vai treinar – Hoje de preferência.

Quais são as razões porque o vosso treino é irregular ou porque nunca se tornaram autónomos em relação ao treino diário?

Fica o convite para deixe um comentário abaixo.

Entretanto cancelamos o nosso retiro urbano, rescrevemos o texto da página de divulgação, alteramos datas e valores – Clique aqui para a conhecer a nossa nova proposta de prática ou ver o que mudou.

Existem condições especiais até dia 19 de Novembro e uma oferta de uma aula livre que expira amanhã dia 13 de Novembro.

Receba o nosso programa de regeneração pessoal

Entregue directamente na sua caixa de correio, durante os próximos 15 dias