Sugestões de leitura Regenerar

The Little Book of Being: Practices and Guidance for Uncovering your Natural Awareness, Diana Winston

Diana Winston é Diretora de educação em mindfulness do Mindfulness Awareness Research Center, da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles). Pratica mindfulness desde 1989 e estudou com Jack Kornfield para se tornar professora nesta área, lecionando desde 1999.

Neste livro, publicado em 2019, a autora propõe-se guiar praticantes experientes de meditação, assim como quem tenha começado a sua prática há pouco tempo, a ir para além do que denomina como meditação mindfulness clássica em direção ao que designa como “consciência natural [natural awareness]”.

Diana Winston define, em termos gerais, “natural awareness” como “uma forma de conhecimento e de estar em que o nosso foco reside mais na própria consciência [awareness] do que nas coisas de que temos consciência. Geralmente, é descontraída, não implica esforço e é ampla.”

Existe, segundo a autora, um espectro de práticas de mindfulness, no qual se situam três práticas distintas: (a) prática de consciência focada; (b) prática de consciência flexível e (c)  prática de consciência natural, que se encontra na zona final desse espectro.

O objetivo do livro, nas suas palavras, é “servir de guia para essa zona final do espectro de consciência, que se caracteriza por não implicar esforço, por ser ampla e sem objeto”.

A espaços, no livro, vão aparecendo aquilo a que chama “glimpse practices”, ou seja, “práticas de vislumbre”, que são definidas como “práticas curtas que podem ser levadas a cabo como uma parte de uma rotina de meditação diária ou em qualquer momento do dia em que se queira aceder à consciência natural.”

Trata-se, pois, de um livro que complementa práticas mais “comuns” de mindfulness, escrito por alguém que “já lá esteve” e que pretende guiar outros nesse caminho.Nota: Existe uma app gratuita – UCLA Mindful app, para Android e iOS -, criada pelo UCLA Mindful Awareness Research Center, que oferece meditações básicas, vídeos informativos, podcasts semanais e um temporizador, que pode ser útil para quem queira fazer a sua prática não guiada. Diana Winston é uma das instrutoras mais assíduas.

Boas leituras

Receba o nosso programa de regeneração pessoal

Entregue directamente na sua caixa de correio, durante os próximos 15 dias