Chi Kung e o Regresso do Touro às Origens
A Revelação do Extraordinário na Arte do Dia a Dia
Via Zoom
“A juventude é uma dádiva da Natureza e a velhice uma obra de Arte.”
(Stanislaw Lec, poeta polaco)
Assim entende-se a vida e o habitar do Corpo como um processo de descoberta e de criação, num estado contínuo de curiosidade e deslumbramento. Podemos compreender o Corpo através de metáforas que esclarecem e indicam possibilidades para este processo.
Numa primeira metáfora o Corpo é um instrumento extraordinário sobre o qual temos sempre tanto a aprender, nas suas diferentes dimensões e aspectos - físico, fisiológico, emocional, estrutural, energético, cinético, cinestésico, espiritual. Deverá ser um instrumento através do qual constantemente afinamos, escutamos, e apuramos a nossa percepção e sensibilidade.
Uma outra metáfora é a de Corpo como Casa. É o lugar de inscrição de todas as nossas experiências, as histórias do corpo, as memórias, as alegrias e as dores, as feridas e as cicatrizes. É o corpo como biografia. Aqui temos a oportunidade de explorar e criar mais intimidade com as memórias implícitas e explícitas que o corpo nos narra através de um olhar e de uma escuta interna, ativa e experiencial.
A terceira metáfora é a de Corpo como obra de Arte, como expressão e manifestação de todas as narrativas, de todas as experiências - num processo de encarnação e sublimação de Vida em Arte. Aqui encontramos uma oportunidade para nos entregarmos e abrirmos aos processos de transformação e simbolização - através dos gestos e movimentos praticados, que nos levam ao encontro de uma expressão de nós, mais plena, fluída e estética.
o Corpo é um instrumento extraordinário sobre o qual temos sempre tanto a aprender, nas suas diferentes dimensões e aspectos
O Curso
Neste curso propomos mergulhar num processo de investigação, transformação e criação - num contexto que permite, motiva e incentiva a auto-descoberta, o questionamento e a partilha através de uma jornada pelas 10 passagens do touro, no regresso às origens.
O programa é um itinerário de inspiração e motivação sobre a revelação do extraordinário na arte do dia a dia através do Chi Kung, em que os praticantes terão oportunidade de afinar as suas escolhas para um fortalecimento interno e refletir ativamente sobre como e onde se querem posicionar no aqui e no agora, dado os atuais desafios que vivemos, acompanhados pelo grupo e orientados por um/a mentor/a.
Serão dez módulos em grupo, e dez sessões de mentorado individual para cada praticante. No decorrer deste programa, haverá um mentor atribuído a cada praticante que o acompanhará através de sessões individuais mensais, com orientação e apoio particularizado às necessidades singulares que forem emergindo ao longo do seu processo pessoal de investigação.
Perante o imponderável da crise pandémica, este curso pretende abrir um espaço que convida a um estudo experiencial, à partilha e escuta recíproca, numa forma de Comunidade-Acervo - um espaço virtual no qual se propõe exercitar modos de relação e intimidade, através da construção coletiva e subversiva de um novo modo de estarmos próximos, independentemente dos constrangimentos impostos à presença física – em reciprocidade, comunidade e presença plena.
O programa
Os “Dez passos na busca do Touro”, a fábula maravilhosa da tradição budista, são a inspiração para o percurso deste programa. Cada passo ou estágio é um tema explorado em cada módulo:
1. Em Busca do Touro
O reencontro com a prática
Lourenço de Azevedo - 28 e 29 de Novembro
2. Descobrir as Pegadas do Touro
Descobrir a simplicidade, a inocência, a espontaneidade
Cláudia Anastácio - 12 e 13 Dezembro
3. Vislumbrar o Touro
O que sabemos, o que não sabemos, e o que não sabemos que não sabemos
Margarida Bettencourt - 9 e 10 Janeiro
4. Amansar o Touro
Encarar os desafios
Margarida Bettencourt - 30 e 31 Janeiro
5. Domar o Touro
O progresso gradual na constância e determinação
Teresa Carneiro - 13 e 14 Fevereiro
6. Montar o Touro e Trazê-lo para Casa
Quando surgem os obstáculos e a resistência
Cláudia Anastácio -13 e 14 Março
7. Esquecer o Touro
Evocar a quietude
Ana Pedro - 17 e 18 Abril
8. Transcender o Touro
O risco da estagnação
Teresa Carneiro - 8 e 9 Maio
9. Regressar à Fonte
A universalidade da prática
Ana Pedro - 29 e 30 Maio
10. Entrar na Praça do Mercado
Distinguir o essencial do inútil
Lourenço de Azevedo - 19 e 20 Junho
Início
De 28 de Novembro a 20 de Junho 2021
Dez módulos
Distribuídos por dez fins de semana, sábado e domingo das 9.00h às 12.00h - via Zoom
As dez sessões de mentorado individual serão agendadas entre cada participante e o respetivo/a mentor/a.
ParticiparEste programa é composto por:
- Um módulo mensal (bi-mensal em Janeiro e Maio) de seis horas aos fins-de-semana durante 8 meses
- Material teórico referente ao tema do mês
- Prática efectiva durante a sessão
- Criação de objetivos definidos e hábitos de prática
- Uma sessão individual mensal de uma hora para fortalecer a prática proposta e adaptá-la às condições individuais de cada um
Vai-lhe permitir:
- Criar uma capacidade auto-reflexiva sobre a sua prática pessoal
- Aprofundar os seus recursos internos
- Criar motivação para a auto descoberta na prática diária
- Criar uma reflexão sobre a escuta interna de forma activa e experiencial
- Desenvolver maior sensibilidade na avaliação dos seus recursos para criar uma prática mais transformadora
- Descobrir uma expressão de si mais fluída e estética
- Poder refletir e evoluir em aspectos e necessidades individuais com apoio personalizado
Lourenço de Azevedo
Iniciou os seus estudos em Medicina Tradicional Chinesa em 1998 e interessa-se pela área preventiva desta arte, nomeadamente a alimentação e o Chi Kung, o qual há mais de 20 anos que pratica e ensina.
É o fundador e coordenador dos Cursos de Chi Kung Terapêutico e Instrutores do Instituto Macrobiótico de Portugal. É o autor do Livro Regenerar editado em 2016 pela editora Marcador sobre hábitos saudáveis fruto do que escreve desde 2008 no blogue do seu site regenerar.pt.
Vive numa aldeia perto Braga com a sua família onde é possível explorar o conceito de sustentabilidade pessoal que integra movimento, alimentação e natureza.
Margarida Bettencourt
Ana Pedro
Professora de Chi Kung (estudou na Escola Superior de Medicina tradicional Chinesa de Lisboa). Pratica Zhan Zhuang Chi Kung com o Professor Lourenço de Azevedo desde 2008 .
Teresa Carneiro
Terapeuta em Experiência Somática – Somatic Experiencing Practioner (SEP) – certificada pelo Somatic Experiencing Trauma Institute (EUA).
Praticante de Chi Kung desde 2007, colabora como professora nos cursos de Instrutores de Chi Kung e especialização em Chi Kung no IMP desde 2017.
Estuda Zhan Zhuan Chi Kung com o Lourenço Azevedo desde 2012 com quem tem vindo a desenvolver uma investigação pessoal no Âmbito do Foundation Teachers.
Nos últimos anos tem investigado e aprofundado, teórica e experiencialmente, nas áreas de Trauma Pre e Perinatal, Trauma de Desenvolvimento, Fisiologia das Emoções, Emoções Complexas, Resiliência e Regulação Somática, Movimento Somático, Somato-estética, Fasciaterapia, Psicopedagogia Perceptiva – método Dani Boi, Meditação – Presença Plena.
Apaixonada por árvores e pela terra.
Cláudia Anastácio
Motivada pelo trabalho do corpo, da respiração e da mente, praticou 12 anos de Ballet Clássico, 9 anos de Yoga e 3 de Taekwondo Songahm.
Frequentou o 1.º ano do Curso de Massagem Shiatsu no Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP) e o Curso de Desenvolvimento da Prática Pessoal de Yoga no Centro Português de Yoga.
Em 2015 inicia o seu caminho no Zhan Zhuang Chi Kung no IMP ao frequentar o Curso de Chi Kung Terapêutico e em 2019 conclui o Curso de Especialização de Instrutores de Chi Kung. Actualmente dá aulas regulares de Chi Kung e é assistente dos Cursos de Chi Kung ministrados no IMP sob coordenação do professor Lourenço de Azevedo.
O Chi Kung tem-me ensinado a estar no presente, a parar e a relaxar, a sentir e a escutar o corpo, a encontrar quietude no movimento. Com a prática aproximo-me da Natureza, alinho-me com os seus ciclos, procurando fluir em vez de resistir.