O cair da ficha

Hoje é possível viajar cada vez mais rápido e em poucas horas é possível realizar uma viagem que demoraria meses ou anos a realizar a pé. É possível entrar em modo multi-tarefa em prol de uma produtividade que se quer mais rápida e eficiente. Tal como um malabarista, conduz-se, fala-se ao telefone em mãos livres ao mesmo tempo que ainda …

Fortalecer o sistema circulatório com Chi Kung

Um dos primeiros passos para entender o sistema circulatório de acordo com a Teoria da Medicina Tradicional Chinesa é reflectir sobre a frase. “O Chi move o Sangue e o Sangue alimenta o Chi” O seja, a circulação sanguínea está dependente do movimento do Chi que pode ser traduzido de forma breve como Energia Vital. O Chi circula no corpo …

Podcast – Um coração saudável e feliz

A saúde do coração para os orientais está estreitamente relacionada com a qualidade da mente e a qualidade da mente relacionada com a felicidade do seu coração. Mente e corpo são indissociáveis e quando o coração acelera, gera ansiedade e ritmos instáveis é esta ligação – corpo e mente que deve ser fortalecida em primeiro lugar. Se algumas patologias são …

Um coração saudável

Para a Medicina Tradicional Chinesa o Coração é aquele que organiza a nossa realidade. Um bater do coração calmo significa que a sua realidade será percepcionada de forma mais pausada e harmoniosa. Batimentos mais rápidos significam uma percepção da realidade mais veloz e caótica. Este aspecto foi estudado no Sec. XX em soldados. São aqueles que têm um batimento cardíaco …

20 Livros essenciais sobre Chi Kung

Este é um artigo revisto e acrescentado publicado em Dezembro de 2009. Na altura continha os 10 livros que eu considero essenciais para introduzir a prática desta arte. Aumentei a lista para 15 e hoje para 20. São opiniões pessoais e que tendêncialmente reflectem o que pratico e ensino e não devem ser tomadas como verdades absolutas. Este artigo considera que …

O que recebem os meus alunos quando fazem Chi Kung?

Tem sido um caminho longo, Mas não de todo aborrecido. Em 2008 comecei a integrar material de apoio nas minhas aulas. Podemos observar uma aula de Chi Kung Terapêutico assim: o aluno chega realiza uma ou duas aulas todas as semanas, vai para casa e espera que a sua condição mude. Podemos também observar assim: Que para além aula semanal o …

Ainda acredita que a primavera começa no dia 21?

Na minha infância algo que sempre assumiu proporções misteriosas foi a data de validade dos iogurtes. Era para mim algo mágico: que num dia este alimento se encontrasse próprio para consumo e no dia seguinte ja não. Depois descobri que esta não era uma característica apenas dos alimentos, mas também estava presente no passar da idade humana: alguns amigos e …

Nutrir Vitalidade – Parte 3

Hoje fechamos o ciclo de vídeos de prática informal com a terceira parte. Hoje é também o último dia que pode beneficiar de desconto na inscrição para o Workshop com o Peter Den Dekker que vai ter lugar dia 25 e 26 de Março. Neste vídeo pode ser estudado o último movimento da série assim com as propostas para sua …

Nutrir a Vitalidade – Parte 2

Um dos aspectos que define a vitalidade segundo a Medicina Tradicional Chinesa é quando o corpo comunica como um todo. Uma das áreas essenciais para que esta comunicação se estabeleça é a parte média do tronco. Aqui,  encontram-se orgãos tão importantes como o fígado o baço, o pâncreas, supra renais e o diafragma que permite quando desbloqueado uma massagem profunda …

Nutrir a vitalidade – Parte 1

Se é comum chegar o final do dia sem vitalidade este artigo é para si. Especialmente se acredita que a vitalidade está fora de si e que não se encontra aqui, mas em algo que vai adquirir que é externo a si e que uma vez adquirido será – como nas histórias de fadas – feliz para sempre. três questões …