#024: Sofia Batalha - Autora e tecelã de perguntas
Conversar com a Sofia não é linear pois o seu discurso move-se de uma form aberta e disponível e cheia de possibilidade. Existe um acto, qual arqueóloga, de trazer algo orgânico e elástico à vida para poder acomodar aquilo que é único e frequentemente esquecido.
Não se trata de trazer velhos costumes e conceitos, mas sim saber observar o que sempre esteve aqui e pela escuta dos nossos múltiplos sentidos criar uma ligação e colaboração com o meio que nos cerca.
Sobre a Sofia e segundo ela mesma:
(Re)Aprendo a viver na imanência, na pertença e em consciência, abraçando a eco-mitologia, ecopsicologia, eco-filosofia e a eco-espiritualidade, a decolonização, e múltiplas formas de arte. Falo a partir do pós-activismo mitológico e filosófico*, para recriar rituais, histórias e mistério — pois, os três M’s: Mistério, Metáforas e Mitos recordam a nossa sabedoria primordial e complexa do paradoxo.
Sou ‘designer’ por formação académica, professora por acaso, escritora por necessidade visceral e investigadora independente por curiosidade natural.
Sou mamífera, autora, mãe, mulher e tecelã de perguntas.
Desajeitada poetiza de prosas sem conhecimentos gramaticais.
Peregrina entre paisagens interiores e exteriores, recordando práticas cósmico-ctónicas* em presença radical, escuta activa, arte, êxtase e escrita.
Sou certificada em Ecopsicologia pela Pacifica University, nos EUA. Aprendo com Bayo Akomolafe e sou Warm-Data Host da linha sistémica de Nora Bateson. Identifico-me como pós-activista, contribuindo para The Emergence Network. Em 2022, um dos meus ensaios, The Blind Oracle, foi seleccionado para a Participação Global Doing Things with Stories (DTwS), da ArtEZ University of the Arts, Oxfam, e Radboud University.
Autora de oito livros publicados, editora da revista ‘online’ gratuita, Vento e Água e Podcast Remembrar os Ossos – tudo em português.
Podemos saber mais sobre o trabalho da Sofia aqui:
Revista Vento e Água: https://ventoeagua.com/
Site pessoal: https://www.sofiabatalha.com/
Instagram: https://www.instagram.com/serpentedalua/
Bem hajas Sofia e obrigado pelo teu trabalho.