#029 - Fátima Marques - Aprendizagem Consciente da Matemática
Introdução
Todos nós tivemos em algum momento da nossa vida uma relação com a Matemática. Como qualquer relação esta resultou em memórias melhores ou mais desafiantes.
Na minha opinião, que tive 6 anos para realizar a matemática do 10 ao 12ª ano, acredito que a Fátima seria uma daquelas pessoas que daria um desfecho diferente a esta história.
Porque nem sempre tem a ver com o aluno, nem sempre tem a ver com a escola, nem sempre tem a ver com a família mas com a interação entre os três.
E é neste ecossistema que a Fátima com um trabalho que por achar exemplar, pois foi a explicadora de dois dos nossos filhos, decidi convidar para uma entrevista no Ser Sustentável.
Aqui a fátima partilha a sua experiência na área do ensino da matemática, enfatizando a importância da percepção dos alunos sobre a matéria e sobre sua própria aprendizagem.
Apresenta diversas estratégias para ensinar matemática, como desenvolver a capacidade de abstração e raciocínio lógico, explicar o motivo por trás de aprender algo novo e falar sobre as expectativas de aprendizagem dos alunos.
Esta entrevista explora também a relação entre pais e filhos no processo de aprendizagem, destacando a importância da atenção individualizada aos alunos.
Sobre a Fátima
Fátima Marques tem trabalhado no ensino da matemática há mais de 21 anos. Com licenciatura em matemática aplicada, começou a dar explicações individualmente e percebeu que algo precisava ser mudado.
Viu que os objetivos compartimentados não levavam à descoberta sobre nós mesmos, e a dimensão humana não era valorizada.
Os alunos não se reviam na forma como trabalhavam e aprendiam, e os pais não viam as suas intenções refletidas nas práticas parentais.
Percebeu que era necessário encontrar um lugar para a aprendizagem da dúvida e da falha, e trazer um desenvolvimento mais sustentável.
Com isso, foi se capacitando em áreas como a parentalidade consciente, mindfulness, psicologia positiva, psicologia da educação, coaching e PNL, buscando novas estratégias e formas de agir para orientar melhor os filhos e os pais.
Podem conhecer o trabalho da Fátima aqui
Instagram - https://www.instagram.com/maze.byfatimamarques
Sobre mim - https://www.instagram.com/p/CakJr5eMt7D
Maze - https://www.instagram.com/p/CaFZR23sKay
Mathfulness - https://www.instagram.com/p/CelHMj1MXLL
Destaques desta entrevista
1. A importância da atenção individualizada no ensino de matemática
2. Como equilibrar ansiedade de desempenho e a importância do apoio parental na educação
3. A perspectiva adequada para o processo de educação
4. Ensinando da matemática com recursos a exemplos práticos e abstração
5. O papel dos pais na mudança da aprendizagem dos filhos
6. Como a curiosidade pode melhorar a relação entre pais e filhos na aprendizagem
7. A relação entre matemática e vida profissional
8. A dimensão humana no ensino da matemática
9. Estratégias criativas para tornar o percurso escolar mais divertido e efetivo
10. Como a parentalidade consciente pode ajudar na aprendizagem dos alunos