Academia Regenerar

#029 - Fátima Marques - Aprendizagem Consciente da Matemática

Introdução 

Todos nós tivemos em algum momento da nossa vida uma relação com a Matemática. Como qualquer relação esta resultou em memórias melhores ou mais desafiantes. 

Na minha opinião, que tive 6 anos para realizar a matemática do 10 ao 12ª ano, acredito que a Fátima seria uma daquelas pessoas que daria um desfecho diferente a esta história. 

Porque nem sempre tem a ver com o aluno, nem sempre tem a ver com a escola, nem sempre tem a ver com a família mas com a interação entre os três.

E é neste ecossistema que a Fátima com um trabalho que por achar exemplar, pois foi a explicadora de dois dos nossos filhos, decidi convidar para uma entrevista no Ser Sustentável.

Aqui a fátima partilha a sua experiência na área do ensino da matemática, enfatizando a importância da percepção dos alunos sobre a matéria e sobre sua própria aprendizagem.

Apresenta diversas estratégias para ensinar matemática, como desenvolver a capacidade de abstração e raciocínio lógico, explicar o motivo por trás de aprender algo novo e falar sobre as expectativas de aprendizagem dos alunos.

Esta entrevista explora também a relação entre pais e filhos no processo de aprendizagem, destacando a importância da atenção individualizada aos alunos.

Sobre a Fátima

Fátima Marques tem trabalhado no ensino da matemática há mais de 21 anos. Com licenciatura em matemática aplicada, começou a dar explicações individualmente e percebeu que algo precisava ser mudado.

Viu que os objetivos compartimentados não levavam à descoberta sobre nós mesmos, e a dimensão humana não era valorizada.

Os alunos não se reviam na forma como trabalhavam e aprendiam, e os pais não viam as suas intenções refletidas nas práticas parentais.

Percebeu que era necessário encontrar um lugar para a aprendizagem da dúvida e da falha, e trazer um desenvolvimento mais sustentável.

Com isso, foi se capacitando em áreas como a parentalidade consciente, mindfulness, psicologia positiva, psicologia da educação, coaching e PNL, buscando novas estratégias e formas de agir para orientar melhor os filhos e os pais.

Podem conhecer o trabalho da Fátima aqui

Instagram - https://www.instagram.com/maze.byfatimamarques

Sobre mim - https://www.instagram.com/p/CakJr5eMt7D

Maze - https://www.instagram.com/p/CaFZR23sKay

Mathfulness - https://www.instagram.com/p/CelHMj1MXLL

Destaques desta entrevista

1. A importância da atenção individualizada no ensino de matemática

2. Como equilibrar ansiedade de desempenho e a importância do apoio parental na educação

3. A perspectiva adequada para o processo de educação

4. Ensinando da matemática com recursos a exemplos práticos e abstração

5. O papel dos pais na mudança da aprendizagem dos filhos

6. Como a curiosidade pode melhorar a relação entre pais e filhos na aprendizagem

7. A relação entre matemática e vida profissional

8. A dimensão humana no ensino da matemática

9. Estratégias criativas para tornar o percurso escolar mais divertido e efetivo

10. Como a parentalidade consciente pode ajudar na aprendizagem dos alunos