#031 - Ângela Pereira - Biobrássica - Braga
Sobre a Ângela
Ângela Pereira nasceu numa aldeia da Póvoa de Lanhoso, filha de agricultores, e desde cedo percebeu a importância da agricultura para o desenvolvimento do planeta e das sociedades.
Com o objetivo de produzir alimentos de forma sustentável, Ângela formou-se em Engenharia Agrícola na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro em 2000.
A partir daí, começou a dedicar-se à pesquisa sobre agricultura biológica e outros métodos sustentáveis de produção de alimentos.
Em 2004, com o nascimento de seu primeiro filho, e na procura de alternativas saudáveis, Ângela fundou a Biobrásica, uma empresa que permitiu conectar consumidores locais a agricultores certificados em produção biológica que não tinham pontos de escoamento.
Assim, A Ângela combinou a sua paixão pela agricultura e alimentação com a comercialização de produtos que obedecem aos princípios da agricultura Biológica.
Pode conhecer a Biobrássica e o trabalho da Ângela aqui: https://www.biobrassica.pt
Sobre esta Entrevista
Nesta edição do podcast Ser Sustentável, a proprietária da Biobrásica, traz questões pertinentes sobre a importância da agricultura biológica para a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade das comunidades.
Destaca a responsabilidade do consumidor na escolha de produtos mais sustentáveis e amplia a discussão sobre a importância da valorização de pequenos produtores locais.
Além disso, comenta sobre os desafios enfrentados por lojas como a Biobrásica para equilibrar preço justo e qualidade de produtos biológicos.
Esta entrevista enfatiza ainda a importância da produção de alimentos sazonais e como a agricultura biológica pode ser mais barata do que a convencional, além da necessidade de políticas de educação formal e não formal para conscientizar os consumidores e a sua importância de escolhas mais conscientes e sustentáveis na alimentação.
Pontos essenciais desta entrevista
- O Impacto da escolha do consumidor na disponibilidade de produtos sustentáveis e ambientalmente amigáveis
- A necessidade das empresas conhecerem o consumidor para atender às suas necessidades e importância do consumidor de exigir produtos mais sustentáveis
- Educação como aspecto fundamental para consciencialização dos consumidores sobre importância das suas escolhas
- Políticas orientadas à educação formal e não formal, desde pré-primária, e educação de base de profissionais de saúde e nutrição
- Os desafios de pequenos comércios, como a Biobrásica, de ser comércio de rua e enfrentar dificuldades logísticas e de acesso para os pequenos produtores
Importância da certificação para garantir regras e ética de fabricação e a confusão gerada em grandes superfícies pela mistura de produtos com diferentes certificações - Agricultura biológica como prática que permite permitindo preservar as variedades antigas de produto e falta dessas variedades em grandes superfícies
Consumidores como chave para preservação de biodiversidade e produção local de alimentos - Opções de pequenos comércios para compra de produtos locais e apoiar a sustentabilidade, como lojas independentes, mercados municipais e agricultores locais
- Possibilidade futura de num cenário do aumento exorbitante no preço dos combustíveis fósseis poder resultar na falta de alimentos nos hipermercados e importância de agricultura biológica e dos pequenos comerciantes e produtores como elemento chave para trazer sustentabilidade a este cenário ou em épocas de crise.
- Confusão gerada por grandes superfícies em rótulos e símbolos de diferentes conceitos de produção
- Agricultura biológica como alternativa à agricultura industrial e utilização de técnicas naturais e amigas da natureza, para controle de pragas reduzindo consumo de pesticidas.
Importância de consumo consciente de alimentos e análise da origem dos alimentos do ponto de vista da saúde e da ética - Produção biológica mais barata em razão de menor produção e menos despesas com pesticidas e produtos químicos
- Produção fora da época mais complexa na agricultura convencional e importância de consumir alimentos da época para consumo responsável e sustentável
- Problemas ambientais e aumento da pegada de carbono devido a consumo de frutas e legumes fora da época
- A existência de mercado para os produtos de qualidade e bem produzidos, independentemente do tipo de produto e importância de produzir aquilo que se sabe produzir e se sente confortável em produzir, além de produção adequada em termos climatéricos e que neste momento não existe falta de mercado para estes produtos mas sim de produtores que o façam de forma consciente e ética.