Fortalecer o sistema circulatório com Chi Kung
Um dos primeiros passos para entender o sistema circulatório de acordo com a Teoria da Medicina Tradicional Chinesa é reflectir sobre a frase.
“O Chi move o Sangue e o Sangue alimenta o Chi”
Ou seja, a circulação sanguínea está dependente do movimento do Chi que pode ser traduzido de forma breve como Energia Vital.
O Chi circula no corpo humano obedecendo a uma determinada estrutura. Tal como um rio que flui no seu leito. Perturbações nesta estrutura podem criar bloqueios tal como entulho que acumula com o passar dos tempos na bacia de um rio.
Quando isso acontece e se torna crónico criam-se anomalias no fluir do rio e o mesmo acontece com a circulação da Energia Vital.
E daí também a expressão: “Um corpo que adoece é como um leito estagnado de um rio.”
No corpo humano existem áreas onde o Chi flui de forma mais rápida quando existe movimento ou quando estas áreas não são exercitadas com regularidade têm tendência a estagnar mais facilmente.
Observemos o desenho do Leonardo da Vinci.
A verde encontram-se as articulações consideradas como as Nove Pérolas devido à importância que têm para o movimento e circulação do Chi.
Estas nove pérolas têm as seguintes características:
- Qualquer movimento de Chi Kung que seja executado deve movimentar harmoniosamente e simultaneamente as nove pérolas.
- Encontram-se aqui em maior concentração os pontos mais importantes utilizados em acupunctura.
- Estando uma destas articulações bloqueada todo o movimento fica comprometido.
As Nove pérolas são assim:
- Tornozelos
- Joelhos
- Articulações coxo femorais
- Área inferior da coluna
- Área média da coluna
- Área superior da coluna
- Ombros
- Cotovelos
- Pulsos
Quando movimentadas ou massajadas de forma correcta estas áreas têm um papel determinante na circulação e saúde do corpo humano.
Por outro lado, quando estas áreas não são movimentadas com a regularidade necessária - Todos os dias, se possível várias vezes ao dia, as estruturas físicas onde estão localizadas e os meridianos que as atravessam e que estão relacionados com órgãos internos tendem a envelhecer prematuramente.
A minha proposta para hoje são os três aquecimentos que fazem parte do vídeo essencial.
- Rodar os Joelhos
- Rodar a Anca
- Rodar os Ombros
Rodar os Joelhos flexibiliza as articulações das pernas, alonga a coluna vertebral e fortalece a ligação à terra.
Rodar a Anca fortalece a coluna vertebral e reduz o desconforto lombar, faz circular o Chi nos meridianos da cintura e coluna e melhora o equilíbrio.
Rodar os Ombros relaxa e desbloqueia a parte superior do corpo. Reduz tensões residuais nos ombros, no pescoço, articulações dos braços e cria uma melhor coordenação do movimento com a respiração.
Na realidade estes três exercícios são um micro sistema para activar de forma global todas as articulações do corpo.
- Podem ser praticados como sistema isolado ou como preparação para qualquer tipo de prática seja ela Chi Kung ou uma actividade desportiva.
- Actuam como preventivo para situações de rigidez articular e muscular para quem está envolvido em actividades repetitivas - demasiado tempo sentado ou de pé.
- Têm apresentado resultados surpreendentes nos meus alunos no que diz respeito a libertação de tensão crónica quer na anca quer nos ombros.
Recomenda-se que depois da sua prática mantenha as mãos no Dantien durante pelo menos 9 respirações.
Se tem tempo disponível para investir em si e apenas por 20 minutos diários fica o convite para que realize todo o vídeo essencial numa base diária para um efeito mais profundo no seu sistema circulatório.
Boas práticas.
Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho de fortalecimento passo a passo da sua imunidade de forma natural.
Conheça a Academia Regenerar
Desde 8€/Mês
Para quem tem como objectivo fortalecer a sua vitalidade física e emocional e criar recursos para uma imunidade mais forte.
[Saber Mais]
Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso guia de Regeneração Pessoal