Suplementar a Vida
Apesar de existirem milhares, talvez milhões de suplementos no mercado, não existe qualquer estudo que relacione o uso prolongado dos mesmos a maior longevidade.
Existe uma razão para isso, qualquer suplemento necessita de energia para ser processado e absorvido.
E este processo também custe energia vital.
Ou seja, para obtermos energia necessitamos também de energia.
Hoje sabe-se que vitamina D pode danificar os Rins, cálcio a mais pode acumular no sistema circulatório e que os multivitamínicos não só não são totalmente absorvidos, como não substituem de todo uma dieta equilibrada.
Isto não é novo, no Século VII um terapeuta chinês chamado Sun Simiao escrevia:
"Mesmo a ingerir constantemente preparações alquímicos, se for ignorada a arte de nutrir a vida, será difícil prolongar a expectava da mesma",
Estando na moda hoje as Blue Zones observamos que estas populações não tomam nem medicamentos nem suplementos, pelo menos na quantidade que é utilizada fora destas áreas.
Também sabemos aqui que não conseguimos encontrar "A Fórmula" para a longevidade, aquele elemento que quando seguindo à risca pode atrasar o relógio biológico.
No entanto, existe uma possibilidade, que nos dias de hoje é contra intuitiva à tendência constante de procurar algo externo que preencha o vazio interno.
Essa possibilidade vem com uma pergunta:
E se em vez de adicionarmos mais ao que já temos procurarmos poupar mais e fazer menos?
Ainda Sun Simiao:
"O princípio de nutrição da vida é constantemente buscar actividade, sem nunca ficar cansado ou forçar aquilo que não conseguimos suportar"
O princípio é: Se adicionar mais significa um esforço, então é vital saber poupar mais.
20% mais devagar.
O exercício que proponho hoje para explorar é chamado o exercício dos 20%.
Este exercício propõe-lhe que tudo o que realiza o faça 20% mais lento.
Caminhar, falar, mastigar, lavar os dentes, esfregar o corpo durante o banho, conduzir, escrever...
Esta é uma prática tradicional que visa criar consciência do que podem pequenos momentos de atenção plena fazer pelo seu aqui e agora.
Não porque adicionou algo mais, mas porque decidiu poupar os seus recursos.
Mais ninguém vai notar que reduziu a sua actividade, porque 20% não é detectável exteriormente, é sentido apenas por si.
Pode também utilizar este princípio em momentos em que sente que o stress aumenta e que que a energia baixa.
Apesar de não ser uma prática espectacular é por isso mesmo uma prática extraordinária fundamental quando desejamos criar mais fazendo menos.
Boas práticas
Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho de fortalecimento passo a passo da sua imunidade de forma natural.
Conheça a Academia Regenerar
Desde 8€/Mês
Para quem tem como objectivo fortalecer a sua vitalidade física e emocional e criar recursos para uma imunidade mais forte.
[Saber Mais]
Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso guia de Regeneração Pessoal